CONHEÇA OS SEIS MELHORES CARROS PARA DEFICIENTES

Mais de 1,3% da população brasileira tem algum tipo de deficiência física, segundo levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde, feito em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde. Mais de metade deles tem grau intenso de limitações. Por isso, adaptações simples nos automóveis são essenciais para essas pessoas encararem o trânsito sem problemas e garantirem sua mobilidade.

No entanto, para escolhê-los é necessário avaliar, além das características de um carro comum, uma série de aspectos que ganham mais importância, como câmbio automático, direção hidráulica, mais espaço interno e porta-malas grande. É por isso que, anualmente, a Revista Nacional de Reabilitação (Reação) faz a lista do Carro do Ano para Pessoas com Deficiência.

Na edição 108, ela apresenta os seis veículos escolhidos por quase 2.000 leitores. São eles:

1º Novo Corolla (Toyota)

Também um dos mais vendidos no mercado como um todo. O veículo oferece conforto, segurança e prestígio, além de um bom custo-benefício.

2º City e Fit (Honda)

Empatados em segundo lugar também estão dois carros japoneses. Ambos da Honda, o City e o Fit são bastante populares no mercado e já ficaram no topo da lista outras vezes.

3º HRV (Honda), Duster (Renault) e Ecosport (Ford)

A Honda tem mais um na lista. O DRV vem empatado com outros utilitários esportivos (SUVs) da francesa Renault e da estadunidense Ford. A categoria tem algumas vantagens para pessoas com deficiência: maior espaço interno e no porta-malas, além de maior altura para facilitar a entrada e saída de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.